quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

No que navego...

Como opinião. Quando navego no mar das noticias, me sinto por vezes como um tronco de madeira levado pelas inúmeras correntezas, porém examinando, constato que se dá muito mais ênfase e atenção as noticias internacionais em detrimento das locais, com agravantes as noticias dos estados do norte e nordeste do Brasil, se fala muito na Amazônia, mas os desmatamentos para criar pastagens se elevam a centenas de milhares de km2, e entre eles e extração ilegal de madeiras, já criaram pequenos desertos, destruição de mananciais de água potável e extinção de um percentual da biodiversidade e da vida animal.

Em matéria de carnes e derivados de bovinos, frango e suína. Como produtor de cerca de 14 milhões de toneladas/ano de Carnes (Bovina, Frango e Suína), o Brasil exporta mais de 2,4 bilhões dólares/ano, em produtos e derivados de carnes. Mas a que desgaste das terras e do efeito estufa? Mas, a pergunta é que no Brasil, temos mais de 20 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza, alem disso temos uma enorme faixa de pessoas que ganhando um salário mínimo ou menos, só podem comer carne de peixe, boi ou de porco e frango de 2 a 4 vezes por mês. O Brasil, com consumo "per capita" da ordem de 12,8 kg/ano é um importante produtor mundial, com mais de 2,1 milhões de toneladas/ano em consumo interno.

Só que enquanto a classe media consome mais de o quíntuplo de carnes, as faixas mais pobres ficam sem opção financeira para pagar um preço que lhes é proibitivo, é volto à pergunta, quem se beneficia mesmo com essas produções? A União Européia? Sim, pois eles tem problemas graves de abastecimento de água, A Austrália idem, alem do solo que em grande parte é desértico, os USA sendo um dos cinco mais poluidores do Planeta se industrializou tanto, que agora essa mesma indústria se voltou contra eles, e está “batendo pesado e doído”.

Claro que quando chegarem num ponto critico é irreversível, as armas devem de entrar para criar um extermínio sem precedentes, loucura isso? Não necessariamente, mas muito desespero e muita cegueira é intolerância, serão os cavaleiros da destruição e de uma dor nunca sentida. Isto não o vejam como profético, pois sou alérgico a profecias e não acredito nelas, mas se a Humanidade não sair dessa rota de colisão, tudo e mais alguma coisa pode vir e acontecer, mas é claro que muitos dirão que “Deus não permitirá essa desgraça”, mas para mim entendo que, O Criador nos deu a plena liberdade para fazer como quisermos, então...

E o Brasil do jeito que exporta, em 50 anos estará reduzido entre 40 a 60% de suas riquezas naturais, e de sua capacidade de bio-sustentaveis agrícolas e pecuárias diversas, por quê? Creio que seja com acontece em outros países, ou seja, ser reconhecido por aqueles que o depredam, e como o vem fazendo nos últimos 475anos a partir da era de Colombo, mas como é tudo pela Economia... Vamos ver como vai ficar quando tudo se acabar em Porcaria e esterilidade do solo e das águas, porém as saladas com papel moeda de diversos valores e cores irão fazer a festa, né?

O desrespeito pela vida e pelo ser humano nos colocou “pendurados a beira do abismo, por um cabelo de sapo”, mas sapo tem cabelo? Então se não vemos a gravidade em que estamos, o jeito e “deixar correr frouxo”, e depois, será apenas e unicamente, depois. E na duvida pode-se consultar com um “profeta”, pois terá mais do que vermes em criança desnutrida e faminta.

Nenhum comentário: